Disponibilidade, acesso e apropriação da leitura no contexto do Programa Literatura em minha casa

Autores

  • Maria Jaqueline Grammont Machado Araújo Universidade Federal de São João del-Rei/Professora

Palavras-chave:

Políticas e práticas de leitura, Letramento, Leitura.

Resumo

No presente artigo, a análise centra-se nas práticas leitoras de quatro famílias de grupos periféricos urbanos, da cidade de Belo Horizonte, que receberam livros literários entregues aos alunos do ensino fundamental nos anos de 2001 a 2003 pelo programa “Literatura em minha casa”. Utilizando-se de conceitos como: disponibilidade, acesso e apropriação, esta análise descortinou diferentes representações de leitor em diferentes comunidades leitoras.



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Biografia do Autor

  • Maria Jaqueline Grammont Machado Araújo, Universidade Federal de São João del-Rei/Professora

    Doutora em educação pela UFF, professora adjunta da Universidade Federal de São João del-Rei, onde leciona e desenvolve pesquisas sobre alfabetização e letramento em diferentes contextos e sujeitos.

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Publicado

29-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Disponibilidade, acesso e apropriação da leitura no contexto do Programa Literatura em minha casa. edur [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 24º de dezembro de 2025];29(2). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21072