ÉTICA E EDUCAÇÃO – CAMINHOS BUBERIANOS
Keywords:
Martin Buber, educação ética, ética pedagógica, ética da comunidade dos educadores, diálogoAbstract
A relação entre ética e Educação está sendo abordada em três aspectos: a educação ética, compreendida como iniciativa educacional, que visa ajudar o educando a se tornar ser ético; a ética pedagógica, que trata da ética do agir do educador, e a ética da comunidade dos educadores, que se volta para questões éticas envolvidas na colaboração dos educadores em projetos pedagógicos. Escolheu-se, como objeto de análise, o pensamento de Martin Buber enquanto proposta que se distingue tanto do dogmatismo quanto do relativismo ético. Encontramos em Buber uma descrição de atitudes que nos auxiliam a identificar o caminho para uma vida ética. Em seu livro ”O Caminho do Homem segundo a Doutrina Hassídica” utiliza-se de lendas que expressam o caminho ético-existencial do homem. O intento da nossa interpretação é abstrair o conteúdo religioso-místico das lendas e apresentar os fundamentos antropológicos e filosóficos do seu pensamento sobre a ética.Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2013 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.