Narrativa e compreensão em “A crise na educação” de Hannah Arendt

Autores

  • Flávio Rovani de Andrade Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

compreensão, narratividade, ensaio, educação, pensamento

Resumo

Este artigo é uma análise do aspecto narrativo e compreensivo de “A crise na educação” de Hannah Arendt, com a finalidade de aprofundar o enraizamento do ensaio no conjunto de sua obra. Inicia demonstrando que o referido ensaio constitui-se como exercício de pensamento político. Depois, analisa-se da categoria de compreensão, demonstrando que Arendt não pensa com respaldo da tradição, por esta ter sido demolida pelas rupturas modernas, cujo caso extremo foi o surgimento dos governos totalitários, constituindo-se, assim, de um pensamento sem amparos. Demonstra-se que “compreensão” é um importante conceito hermenêutico e epistemológico, na medida em que dimensiona o impulso fenomenológico da autora, que ao mesmo tempo assume a perspectiva pessoal de sua obra e aponta para a necessidade de o pensamento permanecer ligado aos problemas de ordem factual.  Após, verifica-se o componente narrativo presente em toda a obra e, em particular, o aspecto narrativo dos escritos educacionais.

 

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Biografia do Autor

Flávio Rovani de Andrade, Universidade Federal do Piauí

Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI). Mestre em Educação, na área de concentração de Filosofia da Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Educação, na área de concentração Filosofia e História da Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor de Filosofia Geral e da Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Andrade, F. R. de. (2023). Narrativa e compreensão em “A crise na educação” de Hannah Arendt. Educação Em Revista, 29(4). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21091

Edição

Seção

Artigos