Narrativa e compreensão em “A crise na educação” de Hannah Arendt
Keywords:
compreensão, narratividade, ensaio, educação, pensamentoAbstract
Este artigo é uma análise do aspecto narrativo e compreensivo de “A crise na educação” de Hannah Arendt, com a finalidade de aprofundar o enraizamento do ensaio no conjunto de sua obra. Inicia demonstrando que o referido ensaio constitui-se como exercício de pensamento político. Depois, analisa-se da categoria de compreensão, demonstrando que Arendt não pensa com respaldo da tradição, por esta ter sido demolida pelas rupturas modernas, cujo caso extremo foi o surgimento dos governos totalitários, constituindo-se, assim, de um pensamento sem amparos. Demonstra-se que “compreensão” é um importante conceito hermenêutico e epistemológico, na medida em que dimensiona o impulso fenomenológico da autora, que ao mesmo tempo assume a perspectiva pessoal de sua obra e aponta para a necessidade de o pensamento permanecer ligado aos problemas de ordem factual. Após, verifica-se o componente narrativo presente em toda a obra e, em particular, o aspecto narrativo dos escritos educacionais.
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2014 Educação em Revista

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.