ATIVIDADE, AÇÃO MEDIADA E AVALIAÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Helder de Figueiredo e Paula Coltec/UFMG
  • Adelson Fernandes Moreira CEFET/MG

Palavras-chave:

Avaliação escolar, Teoria da Atividade, Teoria da Ação Mediada.

Resumo

Este artigo apresenta os fundamentos das teorias da atividade e da ação mediada, bem como discute seu uso para: (i) explorar tensões constitutivas da prática de avaliação e, a partir dessas tensões, comparar os modelos condutista e dialógico de avaliação; (ii) interpretar as avaliações dos estudantes sobre o uso coordenado de diferentes mediações para a promoção da aprendizagem; (iii) orientar o planejamento pedagógico a partir das contribuições dos estudantes. A utilização dessas teorias é ilustrada por meio da apresentação de um instrumento de avaliação e de sua estratégia de utilização em sala de aula. Também apresentamos implicações de uma orientação dialógica para a avaliação, do ponto de vista da elevação dos estudantes à condição de sujeitos da experiência escolar. Nosso problema teórico consiste em fundamentar uma nova concepção de avaliação a partir da perspectiva sócio-histórico-cultural que tem orientado nossa atuação como professores e como pesquisadores. 

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Biografia do Autor

Helder de Figueiredo e Paula, Coltec/UFMG

Doutor em Educação pela FaE/UFMG. Professor de Física do COLTEC/UFMG.

Adelson Fernandes Moreira, CEFET/MG

 Doutor em Educação pela FaE/UFMG. Professor de Física da Coordenação de Ciências do CEFET/MG.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

de Figueiredo e Paula, H., & Fernandes Moreira, A. (2023). ATIVIDADE, AÇÃO MEDIADA E AVALIAÇÃO ESCOLAR. Educação Em Revista, 30(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21100

Edição

Seção

Artigos