ATIVIDADE, AÇÃO MEDIADA E AVALIAÇÃO ESCOLAR
Palabras clave:
Avaliação escolar, Teoria da Atividade, Teoria da Ação Mediada.Resumen
Este artigo apresenta os fundamentos das teorias da atividade e da ação mediada, bem como discute seu uso para: (i) explorar tensões constitutivas da prática de avaliação e, a partir dessas tensões, comparar os modelos condutista e dialógico de avaliação; (ii) interpretar as avaliações dos estudantes sobre o uso coordenado de diferentes mediações para a promoção da aprendizagem; (iii) orientar o planejamento pedagógico a partir das contribuições dos estudantes. A utilização dessas teorias é ilustrada por meio da apresentação de um instrumento de avaliação e de sua estratégia de utilização em sala de aula. Também apresentamos implicações de uma orientação dialógica para a avaliação, do ponto de vista da elevação dos estudantes à condição de sujeitos da experiência escolar. Nosso problema teórico consiste em fundamentar uma nova concepção de avaliação a partir da perspectiva sócio-histórico-cultural que tem orientado nossa atuação como professores e como pesquisadores.
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