Comunidade de prática online: uma estratégia para o desenvolvimento profissional dos professores de História

Autores

  • Andréia Ferreira

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional de Professores de História, Tecnologias de Informação e Comunicação, comunidade de prática

Resumo

Este artigo discute o conceito de comunidades de prática online (CoP) e tem como objetivo descrever e analisar a formação e consolidação de uma CoP composta por professores de História da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte e as possibilidades deste contexto no desenvolvimento profissional de professores. A metodologia usada foi a Netnografia. Foram identificados os elementos estruturais, estágio de desenvolvimento da comunidade e indicadores de eficiência. Essas informações permitiram traçar o diagnóstico do grupo, evidenciando os aspectos que permitem caracterizar um grupo de professores como uma comunidade online de prática e o estágio de desenvolvimento da gestão desta comunidade. Os resultados desta investigação evidenciam que a CoP pode ser, de fato, uma estratégia pedagógica apropriada para o desenvolvimento profissional de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Ferreira, A. (2023). Comunidade de prática online: uma estratégia para o desenvolvimento profissional dos professores de História. Educação Em Revista, 30(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21104

Edição

Seção

Artigos