EVENTOS ARTISTICO-CULTURAIS E PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Cinthia Magda Fernandes Ariosi FUNDUNESP (UNESP/UNIVESP) Prefeitura Municipal de Bauru (SMEducação)

Palavras-chave:

Participação, Educação infantil, Cultura,

Resumo

Este artigo tem a tarefa de apresentar duas experiências de participação da família na escola de educação infantil que tiveram início em eventos culturais, transcenderam os muros da escola e invadiram a cidade. Esses eventos são ReggioNarra (Reggio Emilia) e Cantiamo (Pistoia). O objetivo foi analisar a contribuição dessas atividades culturais para efetivação de uma prática participativa da família no cotidiano da escola. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, depoimentos e pesquisa bibliográfica e documental. As cidades estão localizadas na região norte da Itália. Os eventos foram preparados por toda a comunidade escolar e acontecem anualmente em espaços públicos dos dois municípios atingindo toda a população. A participação familiar no ambiente escolar gera a participação cidadã e, consequentemente, propostas de políticas de valorização da infância pela municipalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Ariosi, C. M. F. (2023). EVENTOS ARTISTICO-CULTURAIS E PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Educação Em Revista, 29(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21114

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.