EVENTOS ARTISTICO-CULTURAIS E PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Participação, Educação infantil, Cultura,Resumo
Este artigo tem a tarefa de apresentar duas experiências de participação da família na escola de educação infantil que tiveram início em eventos culturais, transcenderam os muros da escola e invadiram a cidade. Esses eventos são ReggioNarra (Reggio Emilia) e Cantiamo (Pistoia). O objetivo foi analisar a contribuição dessas atividades culturais para efetivação de uma prática participativa da família no cotidiano da escola. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, depoimentos e pesquisa bibliográfica e documental. As cidades estão localizadas na região norte da Itália. Os eventos foram preparados por toda a comunidade escolar e acontecem anualmente em espaços públicos dos dois municípios atingindo toda a população. A participação familiar no ambiente escolar gera a participação cidadã e, consequentemente, propostas de políticas de valorização da infância pela municipalidade.
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.