EVENTOS ARTISTICO-CULTURAIS E PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Palabras clave:
Participação, Educação infantil, Cultura,Resumen
Este artigo tem a tarefa de apresentar duas experiências de participação da família na escola de educação infantil que tiveram início em eventos culturais, transcenderam os muros da escola e invadiram a cidade. Esses eventos são ReggioNarra (Reggio Emilia) e Cantiamo (Pistoia). O objetivo foi analisar a contribuição dessas atividades culturais para efetivação de uma prática participativa da família no cotidiano da escola. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, depoimentos e pesquisa bibliográfica e documental. As cidades estão localizadas na região norte da Itália. Os eventos foram preparados por toda a comunidade escolar e acontecem anualmente em espaços públicos dos dois municípios atingindo toda a população. A participação familiar no ambiente escolar gera a participação cidadã e, consequentemente, propostas de políticas de valorização da infância pela municipalidade.
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.