Questões envolvendo o não aprender: um estudo evolutivo sobre a construção do conhecimento social

Autores

  • Eliane Giachetto Saravali Universidade Estadual Paulista - "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, campus de Marília-SP
  • Taislene Guimarães UNESP
  • Karina Perez Guimarães FAIMI
  • Ana Paula Melchiori UNESP

Palavras-chave:

conhecimento social, estudo evolutivo, aprendizagem.

Resumo

A construção do conhecimento social, sob o enfoque piagetiano, vem sendo alvo de pesquisas recentes no contexto brasileiro. Nessa perspectiva, o presente artigo traz dados parciais de um estudo evolutivo a respeito das ideias de crianças e adolescentes sobre a não aprendizagem. Apresentamos aqui os dados obtidos a partir do segundo instrumento metodológico utilizado na pesquisa: a análise de uma história envolvendo uma situação de não aprendizagem, aplicado em 80 escolares entre 06 e 16 anos. Os principais resultados indicam que a maioria dos sujeitos tende a responsabilizar somente os alunos pela não aprendizagem, justificando-a por meio de fatores como desinteresse, indisciplina, entre outros. As crenças dos sujeitos são analisadas também conforme os níveis de compreensão da realidade social e se apresentam, para a maioria deles, no nível mais elementar.

Biografia do Autor

  • Eliane Giachetto Saravali, Universidade Estadual Paulista - "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, campus de Marília-SP
    Doutora em Educação pela UNICAMP, docente do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, campus de Marília-SP.
  • Taislene Guimarães, UNESP

    Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, campus de Marília-SP e docente da rede municipal de ensino de Marília-SP. E-mail: taislene_ped@yahoo.com.br.

  • Karina Perez Guimarães, FAIMI

    Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente e Coordenadora dos Cursos de Pedagogia e Psicopedagogia das Faculdades Integradas de Mirassol-SP. E-mail: pgkarina@hotmail.com

  • Ana Paula Melchiori, UNESP

    Especialista em Psicopedagogia. Docente da UNESP, campus de São José do Rio Preto-SP. E-mail: anapaula_melchiori@terra.com.br

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Questões envolvendo o não aprender: um estudo evolutivo sobre a construção do conhecimento social. (2023). Educação Em Revista , 29(3). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21116

Artigos Semelhantes

1-10 de 214

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.