PRÁTICAS DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES DA EJA: O QUE FAZEM OS PROFESSORES, O QUE PENSAM OS SEUS ALUNOS?

Autores

  • Andréa Tereza Brito Ferreira Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

alfabetização, EJA, prática docente

Resumo

Esta pesquisa buscou analisar práticas de alfabetização de professoras da Educação de Adultos e a relação dessas com a aprendizagem dos alunos no que se refere à apropriação da escrita alfabética. A pesquisa foi desenvolvida em duas turmas do módulo I de Recife. Foram realizadas observações de aulas, entrevistas com professoras e um grupo de alunos para perceber as expectativas sobre o aprendizado da leitura e da escrita. A análise revelou que as professoras desenvolviam práticas que priorizavam a expressão oral, cópias, leitura de textos pela docente e interpretação coletiva e poucas atividades de reflexão sobre o sistema de escrita. As expectativas que os alunos tinham ao retornar à escola não foram confirmadas. A maioria não progrediu significativamente na aprendizagem da leitura e escrita e muitos se culpavam pelo “fracasso”. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Tereza Brito Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

Professora de Fundamentos da Alfabetização no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Federal de Pernambuco

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Ferreira, A. T. B. (2023). PRÁTICAS DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES DA EJA: O QUE FAZEM OS PROFESSORES, O QUE PENSAM OS SEUS ALUNOS?. Educação Em Revista, 29(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21117

Edição

Seção

Artigos