Práticas de ensino da leitura e da escrita na Educação Infantil no Brasil e na França: algumas reflexões

Autores

  • Eliana Borges Correia de Albuquerque Universidade Federal de PErnambuco
  • Andréa Tereza Brito Ferreira Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Educação Infantil, leitura, escrita,

Resumo

O estudo analisou práticas de ensino da leitura e da escrita em duas turmas do último ano da Educação Infantil: uma pertencente à rede pública de ensino da cidade do Recife/PE (Brasil) e outra localizada e, Paris (França). Como procedimentos metodológicos, foram realizadas observações de aula, entrevistas com as duas professoras e atividades de escrita de palavras com os alunos. A análise dos dados indicou que as docentes organizavam o seu trabalho pedagógico de modo a privilegiar a leitura e exploração de textos que faziam parte do universo infantil, e o desenvolvimento de atividades diversificadas e lúdicas que levavam os alunos a refletir sobre os princípios da escrita alfabética. Quanto à aprendizagem das crianças, a maioria dos alunos das duas turmas concluiu o ano estabelecendo relações entre a escrita e a pauta sonora das palavras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Borges Correia de Albuquerque, Universidade Federal de PErnambuco

Professora do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Desenvolve pesquisas na área de Educação e Linguagem, especificamente na temática do ensino da leitura e da escrita na Educação Infantil, séries iniciais do Ensino Fundamental e EJA.

Andréa Tereza Brito Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Desenvolve pesquisas na área de Educação e Linguagem, especificamente na temática do ensino da leitura e da escrita na Educação Infantil, séries iniciais do Ensino Fundamental e EJA.

Downloads

Publicado

2020-02-14

Como Citar

Albuquerque, E. B. C. de, & Ferreira, A. T. B. (2020). Práticas de ensino da leitura e da escrita na Educação Infantil no Brasil e na França: algumas reflexões. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21424

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.