O BEM E O MAL DA ORDEM PEDAGÓGICA OU DAS RELAÇÕES POSSIVEIS ENTRE O DISCURSO RELIGIOSO E O DISCURSO PEDAGÓGICO

Autores

  • André Picanço Favacho FAE/UFMG

Palavras-chave:

Discurso pedagógico, discurso religioso, genealogia foucaultiana,

Resumo

O presente texto apresenta o argumento de que o cristianismo produziu no ocidente as primeiras práticas de ensino e consolidou os primeiros contornos daquilo que hoje podemos chamar discurso pedagógico. Tais contornos foram possíveis a partir de quatro procedimentos: o afastamento dos aprendizes das seduções pagãs ou da vida profana; a eliminação dos prazeres que o ensino das línguas latina e grega podia favorecer; o surgimento do humanismo e do contra-humanismo pedagógico; a transformação do demônio no duplo do aprendiz. O conjunto desses procedimentos trouxe para a modernidade um arsenal de dispositivos educacionais que hoje pode se atualizar em nossa tarefa docente e na política educacional, estabelecendo o elo entre o que se quer da escola para a vida em sociedade e a forma de obtê-lo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Picanço Favacho, FAE/UFMG

Professor da Faculdade de Educação da UFMG, do Departamento de Adminsitração Escolar, atua na área de currículo, discurso pedagógico e com os estudos foucaultianos.

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Favacho, A. P. (2023). O BEM E O MAL DA ORDEM PEDAGÓGICA OU DAS RELAÇÕES POSSIVEIS ENTRE O DISCURSO RELIGIOSO E O DISCURSO PEDAGÓGICO. Educação Em Revista, 29(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21120

Edição

Seção

Artigos