O BEM E O MAL DA ORDEM PEDAGÓGICA OU DAS RELAÇÕES POSSIVEIS ENTRE O DISCURSO RELIGIOSO E O DISCURSO PEDAGÓGICO

Authors

  • André Picanço Favacho UFMG

Keywords:

Discurso pedagógico, discurso religioso, genealogia foucaultiana,

Abstract

O presente texto apresenta o argumento de que o cristianismo produziu no ocidente as primeiras práticas de ensino e consolidou os primeiros contornos daquilo que hoje podemos chamar discurso pedagógico. Tais contornos foram possíveis a partir de quatro procedimentos: o afastamento dos aprendizes das seduções pagãs ou da vida profana; a eliminação dos prazeres que o ensino das línguas latina e grega podia favorecer; o surgimento do humanismo e do contra-humanismo pedagógico; a transformação do demônio no duplo do aprendiz. O conjunto desses procedimentos trouxe para a modernidade um arsenal de dispositivos educacionais que hoje pode se atualizar em nossa tarefa docente e na política educacional, estabelecendo o elo entre o que se quer da escola para a vida em sociedade e a forma de obtê-lo.

Author Biography

  • André Picanço Favacho, UFMG
    Professor da Faculdade de Educação da UFMG, do Departamento de Adminsitração Escolar, atua na área de currículo, discurso pedagógico e com os estudos foucaultianos.

Published

2023-05-29

Issue

Section

Artigos

How to Cite

O BEM E O MAL DA ORDEM PEDAGÓGICA OU DAS RELAÇÕES POSSIVEIS ENTRE O DISCURSO RELIGIOSO E O DISCURSO PEDAGÓGICO. (2023). Educação Em Revista , 29(3). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21120

Similar Articles

1-10 of 36

You may also start an advanced similarity search for this article.