FORMAÇÃO CONTINUADA: ANÁLISE DOS RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Viviane Preichardt Duek UnB

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa-intervenção desenvolvida em uma escola da rede pública de Natal/RN. Metodologicamente, adotou-se o modelo construtivo-colaborativo, tendo os casos de ensino como principal estratégia de coleta de dados. Objetiva-se situar o potencial dos casos de ensino para a análise das práticas pedagógicas, focalizando estratégias e recursos empregados no trabalho com alunos com deficiência na sala de aula inclusiva. Os resultados indicam contribuições dos casos de ensino para sistematização e compartilhamento de práticas pedagógicas realizadas na sala de aula, fomentando processos de reflexão docente e tomada de consciência, pelas professoras, das inúmeras possibilidades de intervenção junto ao aluno com deficiência, bem como o redimensionamento de suas práticas. Evidencia-se, assim, a adequação dos casos como ferramenta passível de ser empregada em pesquisas e em programas de formação inicial e continuada de professores para a educação inclusiva.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Viviane Preichardt Duek, UnB

    DOUTORA EM EDUCAÇÃO

    PROFESSORA SUBSTITUTA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (FEF/UNB).

Arquivos adicionais

Publicado

29-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
FORMAÇÃO CONTINUADA: ANÁLISE DOS RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. edur [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 24º de dezembro de 2025];30(2). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21124