EDUCAÇÃO FÍSICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA E NÃO-DIRETIVIDADE: A PRODUÇÃO DE UMA “PERIFERIA” DA QUADRA

Autores

  • Rogério Cruz Oliveira Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista
  • Jocimar Daolio Faculdade de Educação Física - Universidade Estadual de Campinas.

Palavras-chave:

Educação física, prática pedagógica, método de ensino

Resumo

Em aulas deEducação Física na escola é comum a não participação de alguns alunos nasatividades corporais, o que faz com que estes alunos fiquem à margem da aula -na “periferia” da quadra. Considerando que este não é algo dado ou natural, masproduzido pelo contexto escolar, o objetivo desse estudo é analisar a relaçãoentre a prática pedagógica em Educação Física e a produção da “periferia” daquadra. Trata-se de uma etnografia desenvolvida com uma turma de 7º ano doensino fundamental de uma escola pública, tendo como instrumentos de coleta dedados a entrevista semi-estruturada e a observação. Concluímos que a práticapedagógica do professor de Educação Física, predominantemente não-diretiva,teve íntima relação com a produção de uma “periferia” da quadra. Assim, asaulas de Educação Física, configuradas como tempo e espaço de maior liberdadeaos alunos, acabaram restritas ao conformismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rogério Cruz Oliveira, Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista
    Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista. Departamento de Ciências do Movimento Humano - Curso de Educação Física.
  • Jocimar Daolio, Faculdade de Educação Física - Universidade Estadual de Campinas.
    Doutor em Educação Física pela Faculdade deEducação Física da Unicamp e Professor Titular da mesma instituição.

Arquivos adicionais

Publicado

29-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
EDUCAÇÃO FÍSICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA E NÃO-DIRETIVIDADE: A PRODUÇÃO DE UMA “PERIFERIA” DA QUADRA. edur [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 24º de dezembro de 2025];30(2). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21126