EDUCAÇÃO FÍSICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA E NÃO-DIRETIVIDADE: A PRODUÇÃO DE UMA “PERIFERIA” DA QUADRA

Autores/as

  • Rogério Cruz Oliveira Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista
  • Jocimar Daolio Faculdade de Educação Física - Universidade Estadual de Campinas.

Palabras clave:

Educação física, prática pedagógica, método de ensino

Resumen

Em aulas deEducação Física na escola é comum a não participação de alguns alunos nasatividades corporais, o que faz com que estes alunos fiquem à margem da aula -na “periferia” da quadra. Considerando que este não é algo dado ou natural, masproduzido pelo contexto escolar, o objetivo desse estudo é analisar a relaçãoentre a prática pedagógica em Educação Física e a produção da “periferia” daquadra. Trata-se de uma etnografia desenvolvida com uma turma de 7º ano doensino fundamental de uma escola pública, tendo como instrumentos de coleta dedados a entrevista semi-estruturada e a observação. Concluímos que a práticapedagógica do professor de Educação Física, predominantemente não-diretiva,teve íntima relação com a produção de uma “periferia” da quadra. Assim, asaulas de Educação Física, configuradas como tempo e espaço de maior liberdadeaos alunos, acabaram restritas ao conformismo.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Rogério Cruz Oliveira, Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista
    Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista. Departamento de Ciências do Movimento Humano - Curso de Educação Física.
  • Jocimar Daolio, Faculdade de Educação Física - Universidade Estadual de Campinas.
    Doutor em Educação Física pela Faculdade deEducação Física da Unicamp e Professor Titular da mesma instituição.

Archivos adicionales

Publicado

2023-05-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

1.
EDUCAÇÃO FÍSICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA E NÃO-DIRETIVIDADE: A PRODUÇÃO DE UMA “PERIFERIA” DA QUADRA. edur [Internet]. 2023 May 29 [cited 2026 Apr. 2];30(2). Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21126