“ENTRE O SER E O QUERER SER...”1: JUVENTUDES, PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO

Autores

  • Jeane Félix UFRGS
  • Dagmar Estermann Meyer UFRGS

Palavras-chave:

Juventudes. Projetos de vida. Jovens soropositivos/as. Temporalidades.

Resumo

Este artigo se desdobra de uma pesquisa, ancorada nos estudos de gênero e culturais, realizada com um grupo específico de jovens: os que vivem com HIV/aids. Foram feitas entrevistas narrativas on-line com 16 jovens+, moradores/as de diferentes regiões do país, analisadas na perspectiva da análise cultural. De maneira pontual, aqui exploramos alguns sentidos que eles atribuem ao tempo e refletimos sobre os modos pelos quais o HIV/aids ressignifica e atravessa suas vivências, escolhas acadêmicas, profissionais e afetivas, operando principalmente com os conceitos de tempo e projetos de vida. A análise contribui tanto para pensar o tema dos projetos de vida com esses jovens (uma vez que a formação docente contempla pouco essa especificidade), quanto para o trabalho com juventudes, no plural, considerando suas perspectivas e modos de olhar o mundo, rompendo as fronteiras da idealização e do adultocentrismo, usualmente acionados quando se discutem projetos de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeane Félix, UFRGS

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é pós-doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência nas áreas de Educação e Educação em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, DST/HIV/aids, formação de professores e professoras, juventudes, sexualidades, relações de gênero e políticas públicas intersetoriais de educação e de saúde.

Dagmar Estermann Meyer, UFRGS

Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva/UFRGS

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Félix, J., & Meyer, D. E. (2023). “ENTRE O SER E O QUERER SER.”1: JUVENTUDES, PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO. Educação Em Revista, 30(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21131

Edição

Seção

Artigos