Consumo e linguagens decorrentes: implicações para o campo da educação

Autores

  • Aloisio Ruscheinsky Unisinos

Palavras-chave:

linguagens, educação, meio ambiente, contradições, teoria social.

Resumo

As diferentes linguagens correspondem a circunstâncias históricas datadas e ao mesmo tempo possuem uma autonomia relativa dos respectivos contextos o que redobra de relevância uma abordagem a partir das ciências sociais. O artigo possui como objetivo destacar as linguagens decorrentes do consumo e suas implicações para o campo da educação, na perspectiva de consolidar uma educação ambiental emergente. A exposição divide-se em quatro partes que destacam temáticas pertinentes à gênese e circunstâncias atuais da gestação de diferentes linguagens de uma cultura do consumo emergente em meio a uma sociedade com desigualdades persistentes e de impertinente degradação socioambiental.

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Biografia do Autor

Aloisio Ruscheinsky, Unisinos

Graduado em Ciências Sociais pela UNISINOS, Mestrado em Ciências Sociais pela PUC-SP, Doutorado em Sociologia pela USP. Líder do Grupo de Pesquisa do PPGCS “sociedade e ambiente: atores, conflitos e políticas ambientais” no CNPQ. Docente titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (mestrado e doutorado) da Unisinos. Publicou cerca de 50 artigos científicos e 40 capítulos em coletâneas, 8 livros ou coletâneas. Av Unisinos 950 – Bairro C Rei – 93022-000 São Leopoldo-RS, Fone 51-30912430, Email: aloisior@unisinos.br

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Ruscheinsky, A. (2023). Consumo e linguagens decorrentes: implicações para o campo da educação. Educação Em Revista, 30(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21137

Edição

Seção

Artigos