Consumo e linguagens decorrentes: implicações para o campo da educação

Authors

  • Aloisio Ruscheinsky Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Keywords:

linguagens, educação, meio ambiente, contradições, teoria social.

Abstract

As diferentes linguagens correspondem a circunstâncias históricas datadas e ao mesmo tempo possuem uma autonomia relativa dos respectivos contextos o que redobra de relevância uma abordagem a partir das ciências sociais. O artigo possui como objetivo destacar as linguagens decorrentes do consumo e suas implicações para o campo da educação, na perspectiva de consolidar uma educação ambiental emergente. A exposição divide-se em quatro partes que destacam temáticas pertinentes à gênese e circunstâncias atuais da gestação de diferentes linguagens de uma cultura do consumo emergente em meio a uma sociedade com desigualdades persistentes e de impertinente degradação socioambiental.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Aloisio Ruscheinsky, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
    possui graduação em Ciencias Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1978) , graduação em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1978) , mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1996) . Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Membro de corpo editorial da Revista de Educação Pública e Membro de corpo editorial da Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental.

Published

2023-05-29

Issue

Section

Artigos

How to Cite

1.
Consumo e linguagens decorrentes: implicações para o campo da educação. edur [Internet]. 2023 May 29 [cited 2025 Dec. 25];30(3). Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21137