REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS SOBRE O POTENCIAL EMANCIPADOR DA PEDAGOGIA DA LIBERTAÇÃO PARA SUPERAR O MODELO ESCOLAR NO QUEFAZER DO(A) PROFESSOR(A)

Autores

  • Rosanna Barros Universidade do Algarve
  • José Barrientos Rastrojo Universidade de Sevilha

Palavras-chave:

Pedagogia da Libertação. Pensamento Crítico. Emancipação Social. Quefazer do(a) Professor(a).

Resumo

Desde a criação, no século XIX, dos sistemas nacionais de educação que se foi consolidando um determinado modelo educativo, desenvolvido no contexto institucional e organizacional da escola, e por isso designado genericamente de modelo escolar de educação. As características hegemónicas deste modelo naturalizaram de tal forma os seus pressupostos educativos, que o que passa a ser legitimado como educação corresponde em larga medida ao seu modelo clássico de integração normativa, baseado numa conceção da prática educativa de carácter totalitário e impositivo. É pois, no âmbito da crítica à forma escolar elaborada no contexto das perspetivas críticas em educação, de que emana a pedagogia da libertação, que a problemática-chave deste texto está situada.

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Biografia do Autor

Rosanna Barros, Universidade do Algarve

Professora Adjunta. Área de Educação Social. 

José Barrientos Rastrojo, Universidade de Sevilha

Professor Contratado Doutor. Faculdade de Filosofia.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Barros, R., & Rastrojo, J. B. (2023). REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS SOBRE O POTENCIAL EMANCIPADOR DA PEDAGOGIA DA LIBERTAÇÃO PARA SUPERAR O MODELO ESCOLAR NO QUEFAZER DO(A) PROFESSOR(A). Educação Em Revista, 30(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21142

Edição

Seção

Artigos