ENSINO DE DIDÁTICA: UM ESTUDO SOBRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES FORMADORES

Autores

  • Giseli Barreto da Cruz Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marli Eliza Dalmazo Afonso de André Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Didática, Currículo e Formação de Professores, Ensino de Didática, Professor formador

Resumo

O texto analisa concepções e práticas de professores de Didática de três Universidades, tendo por base a concepção de Didática fundamental e sua incorporação pelos programas de formação de professores. Foram realizados quatro grupos de discussão, 40 entrevistas e 30 horas de observação de aulas. Buscou-se conhecer quem é esse professor que ensina Didática, captar suas concepções sobre Didática e identificar suas práticas em sala de aula para compreender como as concepções e práticas defendidas fundamentam o aprendizado da docência. O quadro teórico da pesquisa foi elaborado com base em Roldão (2007), Gauthier (2006), Cochran-Smith & Lytle (1999), André et al (2010) e Zeichner (2009). Os resultados revelaram a tendência de ensinar Didática a partir do tratamento de temas necessários à formação de professores, sem, no entanto, se manifestar a preocupação com a afirmação da Didática fundamental, caracterizada pela multidimensionalidade do processo de ensinar e aprender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giseli Barreto da Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Estágio pós doutoral (CNPq PDJ) na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011), sob a supervisão da professora Marli André. Professora adjunta da Faculdade de Educação da UFRj, com atuação na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação e coordenadora do GEPED - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores.  Atuou na educação básica, exercendo as funções de docente e de pedagoga em redes públicas de ensino. Reúne significativa experiência na área de Educação, como professora e pedagoga, atuando com organização do trabalho pedagógico, currículo, avaliação, pesquisa, formação e prática docente. Tem se dedicado a pesquisas sobre Pedagogia, Didática e Formação de Professores.

Marli Eliza Dalmazo Afonso de André, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorado em Psicologia da Educação - University of Illinois (1978). Professora Titular aposentada na Faculdade de Educação da USP, atualmente é professora do programa de estudos pós-graduados em educação: psicologia da educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desenvolve pesquisas na área de formação de professores.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Cruz, G. B. da, & André, M. E. D. A. de. (2023). ENSINO DE DIDÁTICA: UM ESTUDO SOBRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES FORMADORES. Educação Em Revista, 30(4). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21156

Edição

Seção

Artigos