EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA ÉTICA: fundamentos a partir da obra de Mario Vieira de Mello

Autores

  • Artur José Renda Vitorino Programa de Pós Graduação em Educação da PUC-Campinas

Palavras-chave:

Educação, Democracia Ética, Razão, Liberdade, Mario Vieira de Mello

Resumo

O objetivo deste texto é examinar o que foi exposto, em linhas gerais, por Mario Vieira de Mello (1912-2006) e denominado por ele de projeto de democracia ética (derivada essencialmente de estruturas de Cultura), numa contraposição à democracia igualitária (derivada essencialmente de estruturas de Poder). Em outros termos, a liberdade como autodedeterminação da pessoa humana em contraposição à liberdade como faculdade de escolha, pois o reconhecimento imediato à liberdade como autodeterminação da pessoa é a chave para o problema das relações entre a liberdade da pessoa e o interesse do Estado e da Sociedade. Para esse autor, a educação poderá oferecer o seu contributo para o problema da democracia, na medida em que conseguir enriquecer seu conteúdo com verdadeiras ideias de Cultura. A ideia de liberdade interior é um desses elementos que a educação pode oferecer a qualquer sistema democrático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Artur José Renda Vitorino, Programa de Pós Graduação em Educação da PUC-Campinas

Graduado, mestrado e doutorado em História pela Unicamp. Professor pesquisador do Programa de Pos-Graduaçaol em Educaçaoe da Faculdade de Historia da PUC-Campinas. Pesquisa na area de Historia Social, Historia Regional e Ensino de Historia da Africa e da cultura africana e afrobrasileira.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Vitorino, A. J. R. (2023). EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA ÉTICA: fundamentos a partir da obra de Mario Vieira de Mello. Educação Em Revista, 30(4). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21157

Edição

Seção

Artigos