EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA ÉTICA: fundamentos a partir da obra de Mario Vieira de Mello
Palabras clave:
Educação, Democracia Ética, Razão, Liberdade, Mario Vieira de MelloResumen
O objetivo deste texto é examinar o que foi exposto, em linhas gerais, por Mario Vieira de Mello (1912-2006) e denominado por ele de projeto de democracia ética (derivada essencialmente de estruturas de Cultura), numa contraposição à democracia igualitária (derivada essencialmente de estruturas de Poder). Em outros termos, a liberdade como autodedeterminação da pessoa humana em contraposição à liberdade como faculdade de escolha, pois o reconhecimento imediato à liberdade como autodeterminação da pessoa é a chave para o problema das relações entre a liberdade da pessoa e o interesse do Estado e da Sociedade. Para esse autor, a educação poderá oferecer o seu contributo para o problema da democracia, na medida em que conseguir enriquecer seu conteúdo com verdadeiras ideias de Cultura. A ideia de liberdade interior é um desses elementos que a educação pode oferecer a qualquer sistema democrático.
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