Letramento, Identidade e Cotidiano entre Jovens Xakriabá

Autores

  • Carlos Henrique Gerken Universidade Federal de São João Del Rei

Palavras-chave:

Letramento. Cultura escrita. Identidade. Cotidiano.

Resumo

RESUMO

 

O artigo objetiva descrever os modos de apropriação da escrita e suas consequências nos processos de construção de crenças, valores, capacidades e competências em relação à cultura escrita, por jovens indígenas que cursaram o terceiro ano do segundo grau entre 2009 e 2011. A consolidação do projeto de escola diferenciada nas aldeias Xakriabá depende dos mecanismos e representações por meio dos quais os sujeitos interpretam e dão sentido à escola e às práticas de letramento. Observou-se que a escrita no contexto escolar está articulada às demandas sociais e políticas nas quais jovens escolarizados aparecem como personagens importantes ao lado dos mais velhos, sendo utilizada como mediadora das relações em vários contextos. Além disso, a escrita é importante na construção de narrativas pessoais e coletivas articuladas aos processos de (re)construção da identidade frente às demandas sociais e políticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Gerken, Universidade Federal de São João Del Rei

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991) e Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Foi Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal de São João Del Rei no período de 2004-2008. Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal de São João Del-Rei. Atua nos programas de Pós-graduação em Psicologia e no Programa d Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São João Del Rei. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Histórico-Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: escolarização e educação indígena, letramento cultura oral e letramento, cognição e letramento .

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Gerken, C. H. (2023). Letramento, Identidade e Cotidiano entre Jovens Xakriabá. Educação Em Revista, 30(4). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21158

Edição

Seção

Artigos