Letramento, Identidade e Cotidiano entre Jovens Xakriabá

Authors

  • Carlos Henrique Gerken UFSJ

Keywords:

Letramento. Cultura escrita. Identidade. Cotidiano.

Abstract

RESUMO

 

O artigo objetiva descrever os modos de apropriação da escrita e suas consequências nos processos de construção de crenças, valores, capacidades e competências em relação à cultura escrita, por jovens indígenas que cursaram o terceiro ano do segundo grau entre 2009 e 2011. A consolidação do projeto de escola diferenciada nas aldeias Xakriabá depende dos mecanismos e representações por meio dos quais os sujeitos interpretam e dão sentido à escola e às práticas de letramento. Observou-se que a escrita no contexto escolar está articulada às demandas sociais e políticas nas quais jovens escolarizados aparecem como personagens importantes ao lado dos mais velhos, sendo utilizada como mediadora das relações em vários contextos. Além disso, a escrita é importante na construção de narrativas pessoais e coletivas articuladas aos processos de (re)construção da identidade frente às demandas sociais e políticas.

Author Biography

  • Carlos Henrique Gerken, UFSJ
    Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991) e Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Foi Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal de São João Del Rei no período de 2004-2008. Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal de São João Del-Rei. Atua nos programas de Pós-graduação em Psicologia e no Programa d Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São João Del Rei. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Histórico-Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: escolarização e educação indígena, letramento cultura oral e letramento, cognição e letramento .

Published

2023-05-29

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Letramento, Identidade e Cotidiano entre Jovens Xakriabá. (2023). Educação Em Revista , 30(4). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21158

Similar Articles

1-10 of 120

You may also start an advanced similarity search for this article.