ITINERÂNCIA SEVERINA DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO: EXCLUSÃO DO DIREITO À ESCOLA NAS MEMÓRIAS E PROJETOS DE FUTURO
Palavras-chave:
Jovens e Adultos do Campo, Memórias, Representações SociaisResumo
A exclusão do direito à escola é analisada a partir de sua presença nas memórias de sujeitos jovens e adultos de um assentamento de reforma agrária, localizado no município brasileiro de João Câmara, no estado do Rio Grande do Norte. Por meio de entrevistas, os sujeitos revelaram suas memórias e o campo de representações sociais constituintes da relação que estabelecem com o fenômeno escolar, considerando o não acesso à escola, quando viviam (anteriormente à conquista da terra) de forma itinerante, e o contexto da nova realidade ainda precária de assentado. No âmbito das memórias se encontram narrativas que explicam a trajetória de desencontro entre os sujeitos e os processos escolares, que redundam em suas respectivas autocategorizações como “rudes”. No contexto das suas representações sociais, categorizamos duas dimensões que se relacionam aos seus respectivos projetos de futuro e que denominamos de expectativas de futuro territorial e expectativas de futuro geracional.Arquivos adicionais
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