ITINERÂNCIA SEVERINA DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO: EXCLUSÃO DO DIREITO À ESCOLA NAS MEMÓRIAS E PROJETOS DE FUTURO

Autores

  • Alessandro Augusto de Azevedo Centro de Educação UFRN

Palavras-chave:

Jovens e Adultos do Campo, Memórias, Representações Sociais

Resumo

A exclusão do direito à escola é analisada a partir de sua presença nas memórias de sujeitos jovens e adultos de um assentamento de reforma agrária, localizado no município brasileiro de João Câmara, no estado do Rio Grande do Norte. Por meio de entrevistas, os sujeitos revelaram suas memórias e o campo de representações sociais constituintes da relação que estabelecem com o fenômeno escolar, considerando o não acesso à escola, quando viviam (anteriormente à conquista da terra) de forma itinerante, e o contexto da nova realidade ainda precária de assentado. No âmbito das memórias se encontram narrativas que explicam a trajetória de desencontro entre os sujeitos e os processos escolares, que redundam em suas respectivas autocategorizações como “rudes”. No contexto das suas representações sociais, categorizamos duas dimensões que se relacionam aos seus respectivos projetos de futuro e que denominamos de expectativas de futuro territorial e expectativas de futuro geracional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alessandro Augusto de Azevedo, Centro de Educação UFRN
    Professor lotado no Centro de Educação da UFRN, cujas preocupações acadêmicas se voltam à questões da educação do campo, de pessoas jovens e adultas.

Publicado

29-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
ITINERÂNCIA SEVERINA DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO: EXCLUSÃO DO DIREITO À ESCOLA NAS MEMÓRIAS E PROJETOS DE FUTURO. edur [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 24º de dezembro de 2025];30(4). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21159