Gestão da Educação Infantil: um balanço de literatura

Autores

  • Fabiana Silva Fernandes Fundação Carlos Chagas
  • Maria Machado Malta Campos Fundação Carlos Chagas

Palavras-chave:

educação

Resumo

O artigo refere-se a revisão de bibliografia sobre a gestão da educação infantil no Brasil, buscando situá-la no contexto do debate contemporâneo sobre as políticas educacionais. Para a realização do trabalho, fez-se um levantamento sobre a bibliografia mais ampla sobre a gestão educacional e a escolar e a gestão da educação infantil, em particular. Verificou-se a existência de diversas abordagens sobre o tema da gestão educacional e escolar no Brasil No caso da educação infantil, a produção acadêmica sobre a gestão é incipiente e se orienta pelos trabalhos que se debruçaram sobre o ensino fundamental.

Biografia do Autor

  • Fabiana Silva Fernandes, Fundação Carlos Chagas

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Tem atuado nas seguintes áreas: política e gestão educacional e educação infantil.

  • Maria Machado Malta Campos, Fundação Carlos Chagas
    Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1961) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1982). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, creche, qualidade da educação e política educacional.

Arquivos adicionais

Publicado

05/29/2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Gestão da Educação Infantil: um balanço de literatura. edur [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 25º de abril de 2025];31(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21162

Artigos Semelhantes

1-10 de 248

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.