A RELAÇÃO ENTRE CUSTO DIRETO E DESEMPENHO ESCOLAR: UMA ANALISE MULTIVARIADA NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE LONDRINA/PR.

Autores

  • Saulo Fabiano Amâncio-Vieira Universidade Estadual de Londrina
  • Benilson Borinelli Universidade Estadual de Londrina
  • LETÍCIA FERNANDES DE NEGREIROS Universidade Estadual de Londrina
  • Jose Carlos Dalmas Universidade Estadual de Londrina

Resumo

O presente estudo analisa fatores relacionados ao desempenho discente das escolas de Ensino Fundamental de Londrina (Paraná, Brasil), destacadamente o custo direto. Como referencial teórico aborda os temas de avaliação de políticas públicas bem como a relação entre custos e desempenho educacional no Brasil. A presente pesquisa caracteriza-se como descritiva e quantitativa, realizada por meio do censo das 67 escolas de ensino fundamental (anos iniciais) do município. Para análise dos dados, procede-se com a estatística exploratória, identificação de valores discrepantes, análise de componentes principais e análise de regressão linear múltipla. Como resultado, obtém-se modelo com coeficiente de explicação de 50,8%, tendo como variável dependente a média do desempenho dos alunos na Prova Brasil/SAEB de português e matemática. Nota-se que a Experiência do Docente, o Custo Social e o Custo Administrativo são as variáveis que explicam em maior grau o desempenho escolar dos discentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

05-10-2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
A RELAÇÃO ENTRE CUSTO DIRETO E DESEMPENHO ESCOLAR: UMA ANALISE MULTIVARIADA NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE LONDRINA/PR. edur [Internet]. 5º de outubro de 2022 [citado 11º de julho de 2025];31(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21176