Arautos do improvável, pioneiros da radiofonia e da cinematografia educacional no Brasil (1920-1930)

Autores

  • Patrícia Coelho da Costa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • André Luiz Paulilo Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Radiofonia, cinematografia, ensino, Brasil, pioneiros

Resumo

Este artigo tem como tema os processos de introdução da radiofonia e da cinematografia no Brasil, ocorridos nas décadas de 1920 e 1930, visto como resultado de uma fermentação intelectual, que enxergava nestes veículos de comunicação a possibilidade de libertar nosso povo, disperso pela imensidão do território nacional, das explicações lendárias e da ignorância. Neste sentido, o texto apresenta uma análise sobre o papel pioneiro desempenhado por estes intelectuais, a discussão por eles protagonizada em torno da finalidade do rádio e do cinema, bem como as estratégias empregadas para que estes veículos tivessem emprego exclusivamente educacional. Especialmente, este artigo discute as principais frentes de legitimação para a crescente interferência do Estado nos setores da radiodifusão, do cinema e da educação.

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Biografia do Autor

André Luiz Paulilo, Universidade Estadual de Campinas

Departamento de Filosofia e História da Faculdade de Educação/UNICAMP

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Costa, P. C. da, & Paulilo, A. L. (2023). Arautos do improvável, pioneiros da radiofonia e da cinematografia educacional no Brasil (1920-1930). Educação Em Revista, 31(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21180

Edição

Seção

Artigos