Arautos do improvável, pioneiros da radiofonia e da cinematografia educacional no Brasil (1920-1930)

Autores

  • Patrícia Coelho da Costa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • André Luiz Paulilo Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Radiofonia, cinematografia, ensino, Brasil, pioneiros

Resumo

Este artigo tem como tema os processos de introdução da radiofonia e da cinematografia no Brasil, ocorridos nas décadas de 1920 e 1930, visto como resultado de uma fermentação intelectual, que enxergava nestes veículos de comunicação a possibilidade de libertar nosso povo, disperso pela imensidão do território nacional, das explicações lendárias e da ignorância. Neste sentido, o texto apresenta uma análise sobre o papel pioneiro desempenhado por estes intelectuais, a discussão por eles protagonizada em torno da finalidade do rádio e do cinema, bem como as estratégias empregadas para que estes veículos tivessem emprego exclusivamente educacional. Especialmente, este artigo discute as principais frentes de legitimação para a crescente interferência do Estado nos setores da radiodifusão, do cinema e da educação.

Biografia do Autor

  • André Luiz Paulilo, Universidade Estadual de Campinas
    Departamento de Filosofia e História da Faculdade de Educação/UNICAMP

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Publicado

29-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Arautos do improvável, pioneiros da radiofonia e da cinematografia educacional no Brasil (1920-1930). edur [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 21º de maio de 2025];31(2). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21180

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