A preservação da infância: Análise de discursos sobre a criança em perigo moral (Portugal, 1910-1916)
Palavras-chave:
modernidade, infância, marginalidade, criança em perigo moralResumo
Neste trabalho procuramos analisar os discursos sobre a infância em perigo moral que circularam, em Portugal, nas primeiras décadas de novecentos. Partindo do princípio de que um dos resultados da reconstrução da conceção de delinquência infantil, que ocorre no início do século XX, é a emergência da categoria de crianças de risco que se torna alvo privilegiado de um conjunto de ações profiláticas cuja principal finalidade é a prevenção da delinquência procedemos à análise da legislação de proteção à infância e do periódico “A Tutoria - Revista mensal defensora da Infância”, publicado entre 1912 e 1916. Esta análise teve como principais objetivos: compreender o processo de construção da criança em perigo moral, descrever a sua transformação numa questão pública e analisar as estratégias desenvolvidas no sentido de assegurar a sua normalidade.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.