Cultura dos alunos na pré-escola e na “escola primaria”

Autores

  • RUTH BERNARDES SANT'ANA Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Palavras-chave:

cultura, alunos, pré-escola, ensino fundamental

Resumo

O objetivo deste artigo é proceder a um estudo da cultura dos alunos, com ênfase na pré-escola e nos primeiros anos do Ensino Fundamental (“escola primária”).  As escassas teorizações sobre o assunto mostram limitações na medida em que recaem sobre os alunos das últimas séries do Ensino Fundamental ou sobre o Ensino Médio, ou seja, sobre os adolescentes como grupo etário. A partir de dados de pesquisa de campo e de estudos teóricos, identificamos que a cultura dos alunos é uma cultura intra-escolar, que se concretiza na intersecção entre a cultura infantil e a cultura escolar, com diferentes níveis de proximidade e distanciamento entre elas. Ela envolve comportamentos estratégicos infantis de oposição e de resistência às tarefas e ao poder docente.  Quando a escola recusa o acolhimento da cultura infantil, esta se produz nos interstícios das atividades escolares, por vezes de maneira conflituosa. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • RUTH BERNARDES SANT'ANA, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

    RUTH BERNARDES DE SANT’ANA é doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora do Programa do Mestrado em Educação da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). E-mail: ruthbs.ufsj@gmail.com 

Arquivos adicionais

Publicado

29-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Cultura dos alunos na pré-escola e na “escola primaria”. edur [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 24º de junho de 2025];31(2). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21183

Artigos Semelhantes

1-10 de 495

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.