Cultura dos alunos na pré-escola e na “escola primaria”

Autores/as

  • RUTH BERNARDES SANT'ANA Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Palabras clave:

cultura, alunos, pré-escola, ensino fundamental

Resumen

O objetivo deste artigo é proceder a um estudo da cultura dos alunos, com ênfase na pré-escola e nos primeiros anos do Ensino Fundamental (“escola primária”).  As escassas teorizações sobre o assunto mostram limitações na medida em que recaem sobre os alunos das últimas séries do Ensino Fundamental ou sobre o Ensino Médio, ou seja, sobre os adolescentes como grupo etário. A partir de dados de pesquisa de campo e de estudos teóricos, identificamos que a cultura dos alunos é uma cultura intra-escolar, que se concretiza na intersecção entre a cultura infantil e a cultura escolar, com diferentes níveis de proximidade e distanciamento entre elas. Ela envolve comportamentos estratégicos infantis de oposição e de resistência às tarefas e ao poder docente.  Quando a escola recusa o acolhimento da cultura infantil, esta se produz nos interstícios das atividades escolares, por vezes de maneira conflituosa. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

RUTH BERNARDES SANT'ANA, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

RUTH BERNARDES DE SANT’ANA é doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora do Programa do Mestrado em Educação da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). E-mail: ruthbs.ufsj@gmail.com 

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

SANT’ANA, R. B. (2023). Cultura dos alunos na pré-escola e na “escola primaria”. Educação Em Revista, 31(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21183

Número

Sección

Artigos