Cultura dos alunos na pré-escola e na “escola primaria”

Autores

  • RUTH BERNARDES SANT'ANA Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Palavras-chave:

cultura, alunos, pré-escola, ensino fundamental

Resumo

O objetivo deste artigo é proceder a um estudo da cultura dos alunos, com ênfase na pré-escola e nos primeiros anos do Ensino Fundamental (“escola primária”).  As escassas teorizações sobre o assunto mostram limitações na medida em que recaem sobre os alunos das últimas séries do Ensino Fundamental ou sobre o Ensino Médio, ou seja, sobre os adolescentes como grupo etário. A partir de dados de pesquisa de campo e de estudos teóricos, identificamos que a cultura dos alunos é uma cultura intra-escolar, que se concretiza na intersecção entre a cultura infantil e a cultura escolar, com diferentes níveis de proximidade e distanciamento entre elas. Ela envolve comportamentos estratégicos infantis de oposição e de resistência às tarefas e ao poder docente.  Quando a escola recusa o acolhimento da cultura infantil, esta se produz nos interstícios das atividades escolares, por vezes de maneira conflituosa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

RUTH BERNARDES SANT'ANA, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

RUTH BERNARDES DE SANT’ANA é doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora do Programa do Mestrado em Educação da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). E-mail: ruthbs.ufsj@gmail.com 

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

SANT’ANA, R. B. (2023). Cultura dos alunos na pré-escola e na “escola primaria”. Educação Em Revista, 31(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21183

Edição

Seção

Artigos