Práticas sociais de leitura em uma sala de aula de jovens e adultos: contrastes em foco

Autores

  • Maíra Tomayno de Melo Dias Universidade Federal de Minas Gerais/ Faculdade de Educação
  • Maria de Fátima Cardoso Gomes Universidade Federal de Minas Gerais/ Faculdade de Educação

Palavras-chave:

EJA, Práticas sociais de leitura, Contrastes

Resumo

Este artigo visa analisar contrastivamente as práticas de leitura construídas por alunos e professoras em uma sala de aula de Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, analisamos as interações discursivas em que essas práticas foram construídas destacando o que contou como leitura nessa sala de aula, os sentidos e significados produzidos nos eventos de letramento.  Essa investigação possibilitou conhecer o que e como leem, para quem leem, quando e onde leem e quais as semelhanças e diferenças entre as práticas de leitura vivenciadas por estudantes e professoras. Com este estudo, pretendemos contribuir para que o processo de ensino-aprendizagem da leitura se torne mais significativo, pautado pelo reconhecimento das características próprias e necessidades dos estudantes de EJA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra Tomayno de Melo Dias, Universidade Federal de Minas Gerais/ Faculdade de Educação

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação/UFMG. Bolsista da Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membro do Grupo de Estudos em Psicologia Histórico Cultural na Sala de AulaPsicologia Histórico-Cultural na Sala de Aula (GEPSA) e do Centro de Alfabetização Leitura e Escrita (CEALE).

Maria de Fátima Cardoso Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais/ Faculdade de Educação

Atualmente é Professora Associada I, de Psicologia da Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais, na pós-graduação e na graduação. Coordena o Grupo de Pesquisas e Estudos de Psicologia Histórico-Cultural na Sala de Aula (GEPSA) vinculado ao Laboratório de Psicologia da Educação Helena Antipoff da FaE/UFMG (LAPED) e à Linha de Pesquisa Psicologia, Psicanálise e Educação do Programa de Pós-Graduação da FaE/UFMG. 

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Dias, M. T. de M., & Gomes, M. de F. C. (2023). Práticas sociais de leitura em uma sala de aula de jovens e adultos: contrastes em foco. Educação Em Revista, 31(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21186

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)