Práticas sociais de leitura em uma sala de aula de jovens e adultos: contrastes em foco
Palavras-chave:
EJA, Práticas sociais de leitura, ContrastesResumo
Este artigo visa analisar contrastivamente as práticas de leitura construídas por alunos e professoras em uma sala de aula de Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, analisamos as interações discursivas em que essas práticas foram construídas destacando o que contou como leitura nessa sala de aula, os sentidos e significados produzidos nos eventos de letramento. Essa investigação possibilitou conhecer o que e como leem, para quem leem, quando e onde leem e quais as semelhanças e diferenças entre as práticas de leitura vivenciadas por estudantes e professoras. Com este estudo, pretendemos contribuir para que o processo de ensino-aprendizagem da leitura se torne mais significativo, pautado pelo reconhecimento das características próprias e necessidades dos estudantes de EJA.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Educação em Revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.