FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O FORMAL E O REAL NAS LICENCIATURAS

Autores

  • Maria Inês do Rego Monteiro Bomfim Universidade Federal Fluminense- UFF
  • Jaqueline Pereira Ventura Universidade Federal Fluminense - UFF

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos - Formação Docente - Licenciaturas

Resumo

O presente estudo busca contribuir para o debate sobre o lugar ocupado pela Educação de Jovens e Adultos - EJA na formação inicial de professores promovida nos cursos de licenciatura, destacando especificidades e lacunas observadas. Assinalando que o direito e a identidade própria da EJA estão garantidos desde a promulgação da atual Constituição Federal, retomamos a legislação referente à formação de professores e, ainda, as Diretrizes Curriculares Nacionais de áreas selecionadas, nas quais a especificidade da Educação de Jovens e Adultos foi omitida. Na nossa avaliação, o silêncio em relação à Educação de Jovens e Adultos nas licenciaturas se confunde com a situação da própria modalidade no Brasil. Alvo de metas modestas, políticas descontinuadas e fragmentadas, iniciativas focais e aligeiradas, a EJA traduz um projeto societário no qual a universalização da educação básica de qualidade para todos vem sendo assunto menor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Inês do Rego Monteiro Bomfim, Universidade Federal Fluminense- UFF

Possui Licenciatura em Pedagogia,Especialização em Educação, na área de Administração de Sistemas Educacionais, Mestrado em Educação e Doutorado em Educação.Atualmente, é professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense-UFF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em planejamento e avaliação de políticas públicas, atuando principalmente nas seguintes áreas: trabalho e formação docente, gestão da educação, Ensino Médio/Educação Profissional e EJA. Membro do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados em Trabalho e Educação- NEDDATE/UFF e do Grupo de Estudos e Pesquisas EJA Trabalhadores.

Jaqueline Pereira Ventura, Universidade Federal Fluminense - UFF

Licenciada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação. Realizou, como bolsista do CNPq,estudos de Doutorado Intercalar na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, sob a supervisão do Prof. Dr. Rui Canário. Possui experiência em ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Trabalho e Educação e Educação de Jovens e Adultos, com ênfase nos seguintes temas: políticas públicas de educação de jovens e adultos, formação docente para a educação de jovens e adultos e mundo do trabalho e educação básica e profissional de jovens e adultos trabalhadores. Atualmente, é Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, membro do NEDDATE e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Trabalho e Educação.

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Bomfim, M. I. do R. M., & Ventura, J. P. (2023). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O FORMAL E O REAL NAS LICENCIATURAS. Educação Em Revista, 31(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21187

Edição

Seção

Artigos