Concurso público para diretor na escola estadual paulista: expectativas dos órgãos centrais do ensino e concepções de diretores

Autores

  • Viviani Fernanda Hojas Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp/Marília

Palavras-chave:

Administração Escolar, Diretor de escola, Concurso público

Resumo

A partir da análise dos editais e das provas dos concursos públicos para provimento do cargo de diretor de escola realizados na rede estadual de ensino de São Paulo e das percepções de diretores, este artigo pretende identificar as expectativas dos órgãos centrais do ensino em relação à atuação desses profissionais e o pensamento administrativo que supostamente orientou e/ou orienta a administração das escolas públicas paulistas. O estudo dos editais e das provas permitiu observar que o perfil almejado para o diretor de escola sofreu alterações significativas ao longo do tempo sob influência aspectos políticos, econômicos, sociais e educacionais. A investigação das concepções dos diretores, por sua vez, parece reacender a necessidade de construção de uma teoria específica para a atividade administrativa escolar.

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Biografia do Autor

Viviani Fernanda Hojas, Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp/Marília

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp/Marília

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Hojas, V. F. (2023). Concurso público para diretor na escola estadual paulista: expectativas dos órgãos centrais do ensino e concepções de diretores. Educação Em Revista, 31(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21191

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