Concurso público para diretor na escola estadual paulista: expectativas dos órgãos centrais do ensino e concepções de diretores

Autores

  • Viviani Fernanda Hojas Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp/Marília

Palavras-chave:

Administração Escolar, Diretor de escola, Concurso público

Resumo

A partir da análise dos editais e das provas dos concursos públicos para provimento do cargo de diretor de escola realizados na rede estadual de ensino de São Paulo e das percepções de diretores, este artigo pretende identificar as expectativas dos órgãos centrais do ensino em relação à atuação desses profissionais e o pensamento administrativo que supostamente orientou e/ou orienta a administração das escolas públicas paulistas. O estudo dos editais e das provas permitiu observar que o perfil almejado para o diretor de escola sofreu alterações significativas ao longo do tempo sob influência aspectos políticos, econômicos, sociais e educacionais. A investigação das concepções dos diretores, por sua vez, parece reacender a necessidade de construção de uma teoria específica para a atividade administrativa escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Viviani Fernanda Hojas, Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp/Marília
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp/Marília

Arquivos adicionais

Publicado

29-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Concurso público para diretor na escola estadual paulista: expectativas dos órgãos centrais do ensino e concepções de diretores. edur [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 24º de junho de 2025];31(2). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21191

Artigos Semelhantes

1-10 de 1327

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.