Letramentos Literários: o que se avalia no Exame Nacional do Ensino Médio?

Autores

  • Tatiana Simões Luna UFRPE/UFPE
  • Beth Marcuschi Doutora em Linguística e Professora Associada 4 da UFPE

Palavras-chave:

ensino de literatura, ENEM, letramento literário, avaliação

Resumo

Este trabalho analisa as questões da prova do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2013 relativas à literatura, verificando que conhecimentos literários estão sendo avaliados e exigidos do aluno ao final da educação básica. Interessa-nos refletir sobre o lugar ocupado pela Literatura nessa avaliação, considerando que ela reflete e refrata o que vem sendo feito na educação brasileira nos últimos anos. Para tal, discutimos a didática ancorada na cronologia e a voltada para o letramento literário, com base principalmente nos estudos de Cereja (2005), Cosson (2009), Rouxel (2013) e nas OCN (2006). Os resultados sinalizam alguns avanços, pois a prova recobre obras da literatura contemporânea, inclusive exemplos transgressores das convenções linguísticas, e propicia o diálogo com outras semioses. No entanto, a maioria das questões realiza uma abordagem inadequada do texto, tomando-o como pretexto para avaliar a compreensão textual ou o saber sobre conteúdos linguístico-estilísticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Simões Luna, UFRPE/UFPE

Possui graduação em Letras - Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa (2003) e Mestrado em Linguística (2006) pela Universidade Federal de Pernambuco. Iniciou o doutoramento em Linguística pela mesma instituição (2014). Atualmente é professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Tem experiência na área de Língua Portuguesa e Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: representação do discurso de outrem, argumentação, gêneros discursivos, metodologia do ensino da língua e literatura maternas.

Beth Marcuschi, Doutora em Linguística e Professora Associada 4 da UFPE

Possui mestrado (1986) e doutorado (2004) em Letras (área de concentração - Linguística) pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professora Associado 4 da UFPE e atua, na graduação e na pós-graduação em Letras. Desenvolve pesquisas em Linguística Aplicada, principalmente sobre Produção textual/ Livro didático de língua portuguesa/ Gêneros textuais (ensino, aprendizagem, características, avaliação, formação do professor). É pesquisadora do CEEL e do CEALE. É líder do Núcleo de Avaliação e Pesquisa Educacional, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq, certificado pela UFPE. Integra, desde 2013, o corpo docente do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da UFPE.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Luna, T. S., & Marcuschi, B. (2023). Letramentos Literários: o que se avalia no Exame Nacional do Ensino Médio?. Educação Em Revista, 31(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21200

Edição

Seção

Artigos