O legado dos jesuítas na educação brasileira
Palavras-chave:
Educação brasileira, teorias da educação, tendências pedagógicas, jesuítas.Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre o legado dos jesuítas para a formação do pensamento educacional brasileiro, sobretudo em sua pedagogia, cujo caráter disciplinador e dogmático do processo educacional permaneceu o mesmo após a expulsão da Companhia de Jesus, feita no século XVIII. A dificuldade em substituir a presença dos jesuítas desde o início da colonização e sua expansão a todo o território brasileiro, bem como sua atuação por mais de dois séculos, não tem a ver somente com a falta de fundos, mas pela falta de uma política de real valorização da escola pública. E no que diz respeito às práticas pedagógicas, falta uma retomada de certos ideais dos próprios jesuítas, dos ideais reformistas de educadores que pensaram um ambiente mais lúdico, prático, dinâmico e voltado para as necessidades de uma formação crítica e reflexiva.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.