O legado dos jesuítas na educação brasileira

Autores

  • Wilson Alves de Paiva PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS - PUC/GO

Palavras-chave:

Educação brasileira, teorias da educação, tendências pedagógicas, jesuítas.

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o legado dos jesuítas para a formação do pensamento educacional brasileiro, sobretudo em sua pedagogia, cujo caráter disciplinador e dogmático do processo educacional permaneceu o mesmo após a expulsão da Companhia de Jesus, feita no século XVIII. A dificuldade em substituir a presença dos jesuítas desde o início da colonização e sua expansão a todo o território brasileiro, bem como sua atuação por mais de dois séculos, não tem a ver somente com a falta de fundos, mas pela falta de uma política de real valorização da escola pública. E no que diz respeito às práticas pedagógicas, falta uma retomada de certos ideais dos próprios jesuítas, dos ideais reformistas de educadores que pensaram um ambiente mais lúdico, prático, dinâmico e voltado para as necessidades de uma formação crítica e reflexiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Alves de Paiva, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS - PUC/GO

Pedagogo (UFPA - 2002), especialista em Educação (FACINTER), mestre em Filosofia (UFG - 2005) e doutor em Filosofia da Educação (USP - 2010). Foi Professor da Faculdade de Educação da UFG com as disciplinas de Políticas Educacionais, Filosofia da Educação e Fundamentos Filosóficos e Sócio-Históricos da Educação. É professor da FUG e da PUC-GO na graduação, com Filosofia da Educação, e no Programa de Pós-Graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) com disciplinas da área de pesquisa Teorias Educacionais e Processos Pedagógicos. É especialista em Rousseau, fazendo parte da Rousseau Association, nos EUA, e outras associações e grupos de pesquisa no Brasil. É membro e Secretáro Executivo do Comitê de Ética em Pesquisa da FUG e presidente da Comissão de Iniciação científica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação brasileira, jesuítas, colonização, filosofia política, democracia, Rousseau, filosofia da educação, colonização, descentralização educacional, municipalização do ensino, políticas públicas, política e escola, projeto pedagógico e gestão educacional. Atualmente encontra-se em estágio de pós-doutorado no Canadá, na University of Calgary.

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Paiva, W. A. de. (2023). O legado dos jesuítas na educação brasileira. Educação Em Revista, 31(4). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21215

Edição

Seção

Artigos