FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DOCENTE NO COLÉGIO PEDRO II

Autores

Palavras-chave:

educação, formação de professores

Resumo

Este artigo discorre sobre o Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II, que caracteriza-se como uma realização de Terceiro Espaço na formação de professores. Elaborado para oferecer a professores das redes públicas do Rio de Janeiro uma experiência de formação continuada. Emprega a vivência em uma escola pública de qualidade para potencializar as ações docentes nas realidades escolares de origem dos participantes. Levado à prática em 2012, oferece a professores recém-formados uma inserção em um projeto que contempla pesquisa, teoria e prática para o aprimoramento do exercício da docência e culmina na concessão do título de especialista.  São aqui examinadas a concepção e estrutura do Programa em sua primeira aplicação bem como o desenvolvimento e avaliação de sua implementação.

Biografia do Autor

  • NEIDE Fonseca P. SANT’ANNA, Colegio Pedro II
    Professora aposentada do Colegio Pedro II
  • Francisco Roberto Pinto Mattos, Colegio Pedro II Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Departamento de Matemática

    Professor Adjunto do Instituto de Aplicação da UERJ

    Coordenador do Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II

    Ensino

  • CHRISTINE SERTÃ COSTA, Colégio Pedro II / PUC-Rio

    Departamento do Colégio Pedro II

    Departamento de Matemática PUC-Rio

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DOCENTE NO COLÉGIO PEDRO II. (2023). Educação Em Revista , 31(4). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21217

Artigos Semelhantes

1-10 de 1335

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.