FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DOCENTE NO COLÉGIO PEDRO II

Autores

Palavras-chave:

educação, formação de professores

Resumo

Este artigo discorre sobre o Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II, que caracteriza-se como uma realização de Terceiro Espaço na formação de professores. Elaborado para oferecer a professores das redes públicas do Rio de Janeiro uma experiência de formação continuada. Emprega a vivência em uma escola pública de qualidade para potencializar as ações docentes nas realidades escolares de origem dos participantes. Levado à prática em 2012, oferece a professores recém-formados uma inserção em um projeto que contempla pesquisa, teoria e prática para o aprimoramento do exercício da docência e culmina na concessão do título de especialista.  São aqui examinadas a concepção e estrutura do Programa em sua primeira aplicação bem como o desenvolvimento e avaliação de sua implementação.

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Biografia do Autor

NEIDE Fonseca P. SANT’ANNA, Colegio Pedro II

Professora aposentada do Colegio Pedro II

Francisco Roberto Pinto Mattos, Colegio Pedro II Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Departamento de Matemática

Professor Adjunto do Instituto de Aplicação da UERJ

Coordenador do Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II

Ensino

CHRISTINE SERTÃ COSTA, Colégio Pedro II / PUC-Rio

Departamento do Colégio Pedro II

Departamento de Matemática PUC-Rio

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Publicado

2023-05-30

Como Citar

SANT’ANNA, N. F. P., Mattos, F. R. P., & COSTA, C. S. (2023). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DOCENTE NO COLÉGIO PEDRO II. Educação Em Revista, 31(4). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21217

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