PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE EM UMA ESCOLA PRIVADA DE SETORES POPULARES: SEGUINDO O FIO DE ARIADNE

Autores

  • Rita de Cassia Ximenes Mury Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio
  • Isabel Alice Monteiro Lélis Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Palavras-chave:

profissionalização docente – trajetórias de vida – aderência – setores populares

Resumo

Este trabalho parte de uma pesquisa realizada numa escola privada frequentada por setores populares. Focalizando a profissionalização docente marcada por esse contexto, optou-se pela utilização das histórias de vida como principal instrumento para aferição dos dados. Os conceitos de trajetória, campo e habitus, desenvolvidos por Bourdieu, foram centrais na análise. Além disso, os estudos de Nóvoa, Valle e Fanfani ajudaram na construção e discussão dos dados. A investigação evidencia um processo de profissionalização ímpar, marcado por uma aderência à profissão construída no processo de formação e vivência da docência, e por um gosto aprendido, identificado pelas professoras como “vocação”. Discute como as relações quase familiares estabelecidas nesse espaço fomentam um caminho singular à trajetória profissional docente. Finalmente, aponta para a importância de que a profissionalização docente seja compreendida a partir dos contextos concretos de atuação e das trajetórias de vida, tendo em vista a heterogeneidade característica dessa profissão.

Biografia do Autor

  • Rita de Cassia Ximenes Mury, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

    Mestre em Educação Brasileira

    Doutoranda em Ciências Humanas com ênfase em Educação no Departamento de Educação

    Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho docente, formação de professores, profissão docente, camadas médias e escola privada

  • Isabel Alice Monteiro Lélis, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

    Professora Associada I no Departamento de Educação

    Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho docente, formação de professores, profissão docente, camadas médias e escola privada

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

30-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE EM UMA ESCOLA PRIVADA DE SETORES POPULARES: SEGUINDO O FIO DE ARIADNE. edur [Internet]. 30º de maio de 2023 [citado 21º de maio de 2025];32(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21231

Artigos Semelhantes

1-10 de 1299

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.