PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE EM UMA ESCOLA PRIVADA DE SETORES POPULARES: SEGUINDO O FIO DE ARIADNE

Autores

  • Rita de Cassia Ximenes Mury Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio
  • Isabel Alice Monteiro Lélis Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Palavras-chave:

profissionalização docente – trajetórias de vida – aderência – setores populares

Resumo

Este trabalho parte de uma pesquisa realizada numa escola privada frequentada por setores populares. Focalizando a profissionalização docente marcada por esse contexto, optou-se pela utilização das histórias de vida como principal instrumento para aferição dos dados. Os conceitos de trajetória, campo e habitus, desenvolvidos por Bourdieu, foram centrais na análise. Além disso, os estudos de Nóvoa, Valle e Fanfani ajudaram na construção e discussão dos dados. A investigação evidencia um processo de profissionalização ímpar, marcado por uma aderência à profissão construída no processo de formação e vivência da docência, e por um gosto aprendido, identificado pelas professoras como “vocação”. Discute como as relações quase familiares estabelecidas nesse espaço fomentam um caminho singular à trajetória profissional docente. Finalmente, aponta para a importância de que a profissionalização docente seja compreendida a partir dos contextos concretos de atuação e das trajetórias de vida, tendo em vista a heterogeneidade característica dessa profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cassia Ximenes Mury, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Mestre em Educação Brasileira

Doutoranda em Ciências Humanas com ênfase em Educação no Departamento de Educação

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho docente, formação de professores, profissão docente, camadas médias e escola privada

Isabel Alice Monteiro Lélis, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Professora Associada I no Departamento de Educação

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho docente, formação de professores, profissão docente, camadas médias e escola privada

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Mury, R. de C. X., & Lélis, I. A. M. (2023). PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE EM UMA ESCOLA PRIVADA DE SETORES POPULARES: SEGUINDO O FIO DE ARIADNE. Educação Em Revista, 32(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21231

Edição

Seção

Artigos