PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE EM UMA ESCOLA PRIVADA DE SETORES POPULARES: SEGUINDO O FIO DE ARIADNE
Palavras-chave:
profissionalização docente – trajetórias de vida – aderência – setores popularesResumo
Este trabalho parte de uma pesquisa realizada numa escola privada frequentada por setores populares. Focalizando a profissionalização docente marcada por esse contexto, optou-se pela utilização das histórias de vida como principal instrumento para aferição dos dados. Os conceitos de trajetória, campo e habitus, desenvolvidos por Bourdieu, foram centrais na análise. Além disso, os estudos de Nóvoa, Valle e Fanfani ajudaram na construção e discussão dos dados. A investigação evidencia um processo de profissionalização ímpar, marcado por uma aderência à profissão construída no processo de formação e vivência da docência, e por um gosto aprendido, identificado pelas professoras como “vocação”. Discute como as relações quase familiares estabelecidas nesse espaço fomentam um caminho singular à trajetória profissional docente. Finalmente, aponta para a importância de que a profissionalização docente seja compreendida a partir dos contextos concretos de atuação e das trajetórias de vida, tendo em vista a heterogeneidade característica dessa profissão.Downloads
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