Juventude, Escola e Trabalho: sentidos da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio

Autores

  • Monica Ribeiro Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Márcio Luiz Bernardim Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Juventude e Educação, Juventude, escola e trabalho

Resumo

A pesquisa que deu origem a este texto trata das relações de jovens com a escola e com o trabalho e dos sentidos que eles atribuem à Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Empreendemos uma pesquisa empírica com jovens estudantes-trabalhadores matriculados no ensino médio noturno público em Curitiba e Região Metropolitana, a qual foi desenvolvida em duas etapas: a primeira, de caráter exploratório quantitativo, contemplou mais de quatro mil estudantes em dezoito estabelecimentos; a segunda, de caráter qualitativo, contemplou quatro turmas do quarto ano do Ensino Médio Integrado. A análise dos dados primários, à luz da produção dos campos teóricos relacionados ao tema, da legislação educacional e dos embates teórico-metodológicos e ideológicos que permeiam as disputas pela última etapa da educação básica permitiu uma aproximação com os sentidos que os jovens atribuem ao Ensino Médio em geral e à Educação Profissional em particular. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monica Ribeiro Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Doutora em Educação pela PUC-SP. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Paraná. Coordenadora do Observatório do Ensino Médio - Capes-Obeduc

Márcio Luiz Bernardim, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professor na Universidade Estadual do Centro-Oeste - Paraná.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Silva, M. R., & Bernardim, M. L. (2023). Juventude, Escola e Trabalho: sentidos da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio. Educação Em Revista, 32(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21238

Edição

Seção

Artigos