Podcast, participação social e desenvolvimento
Palavras-chave:
gêneros textuais, formação continuada, interacionismo sociodiscursivo, podcastResumo
Esta pesquisa objetivou analisar as interações de participantes com o podcast como instrumento no processo de ensino-aprendizagem. Para tal, transcrevemos a experiência de professores da região de Londrina em um curso de formação continuada sobre tecnologias e ensino de língua estrangeira. O estudo embasa-se no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006) e nas implicações do uso de novas tecnologias como ferramentas de participação social (BRAGA, 2010). Foi analisado um grupo focal de cada um dos encontros realizados. No contexto mais amplo, a interação dos participantes foi investigada por meio das sequências IRA (SINCLAIR; COULTHARD, 1975). No nível da situação de produção o agir dos participantes foi categorizado em três tipos de agires (FOGAÇA, 2010). Os resultados mostram que os alunos se colocam no papel de aprendizes e evitam se arriscar, já que raramente iniciam sequências IRA.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.