Podcast, participação social e desenvolvimento
Palavras-chave:
gêneros textuais, formação continuada, interacionismo sociodiscursivo, podcastResumo
Esta pesquisa objetivou analisar as interações de participantes com o podcast como instrumento no processo de ensino-aprendizagem. Para tal, transcrevemos a experiência de professores da região de Londrina em um curso de formação continuada sobre tecnologias e ensino de língua estrangeira. O estudo embasa-se no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006) e nas implicações do uso de novas tecnologias como ferramentas de participação social (BRAGA, 2010). Foi analisado um grupo focal de cada um dos encontros realizados. No contexto mais amplo, a interação dos participantes foi investigada por meio das sequências IRA (SINCLAIR; COULTHARD, 1975). No nível da situação de produção o agir dos participantes foi categorizado em três tipos de agires (FOGAÇA, 2010). Os resultados mostram que os alunos se colocam no papel de aprendizes e evitam se arriscar, já que raramente iniciam sequências IRA.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.