Podcast, participação social e desenvolvimento

Autores

  • Rayane Isadora Lenharo Universidade Estadual de Londrina
  • Vera Lúcia Lopes Cristovão Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

gêneros textuais, formação continuada, interacionismo sociodiscursivo, podcast

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar as interações de participantes com o podcast como instrumento no processo de ensino-aprendizagem. Para tal, transcrevemos a experiência de professores da região de Londrina em um curso de formação continuada sobre tecnologias e ensino de língua estrangeira. O estudo embasa-se no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006) e nas implicações do uso de novas tecnologias como ferramentas de participação social (BRAGA, 2010). Foi analisado um grupo focal de cada um dos encontros realizados. No contexto mais amplo, a interação dos participantes foi investigada por meio das sequências IRA (SINCLAIR; COULTHARD, 1975). No nível da situação de produção o agir dos participantes foi categorizado em três tipos de agires (FOGAÇA, 2010). Os resultados mostram que os alunos se colocam no papel de aprendizes e evitam se arriscar, já que raramente iniciam sequências IRA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rayane Isadora Lenharo, Universidade Estadual de Londrina

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UEL a nível de Mestrado.

Vera Lúcia Lopes Cristovão, Universidade Estadual de Londrina

Professora associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Lenharo, R. I., & Cristovão, V. L. L. (2023). Podcast, participação social e desenvolvimento. Educação Em Revista, 32(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21242

Edição

Seção

Artigos