RASURAS LIGADAS À SEGMENTAÇÃO DE PALAVRAS NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA

Autores

  • Tatiane Henrique Sousa Machado Mestre pela Universidade Estadual de Maringá e Docente da Universidade Paranaense - UNIPAR
  • Cristiane Carneiro Capristano Doutorado em Linguística Aplicada - Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Professora titular da Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Palavras-chave:

oralidade, letramento, escrita, rasura, segmentação gráfica.

Resumo

Com base no pressuposto de que rasuras ligadas à segmentação de palavras podem constituir indícios importantes de conflitos vivenciados pelas crianças para delimitar a palavra (orto)gráfica, este trabalho teve como objetivo central apresentar e descrever possíveis fatores que concorrem para a emergência dessas rasuras. Foram analisadas 364 rasuras identificadas em corpus constituído por 1699 produções textuais elaboradas por crianças da primeira etapa do Ensino Fundamental I, ao longo de quatro anos. A análise permitiu constatar a influência capital do letramento para a instauração de conflitos sobre como segmentar. Nas rasuras ligadas à segmentação, fica patente que mesmo a circulação das crianças por práticas sociais orais está, desde o princípio, entrelaçada à circulação dessas crianças por práticas letradas. Essas constatações permitem concluir que a escrita infantil não pode ser interpretada como um mero decalque do falado, mas, sobretudo, como fruto do trânsito das crianças por práticas sociais historicamente constituídas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Henrique Sousa Machado, Mestre pela Universidade Estadual de Maringá e Docente da Universidade Paranaense - UNIPAR

Mestre em Letras pela Universidade Estadual e Maringá. Graduação em Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2006). Atualmente é docente titular assistente da Universidade Paranaense nas disciplinas de Língua Portuguesa e Linguagem Jurídica. 

Cristiane Carneiro Capristano, Doutorado em Linguística Aplicada - Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Professora titular da Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Ensino, pesquisas e publicações na área de ensino-aprendizagem de língua materna, com ênfase em: leitura, aquisição da escrita e letramento, prática de produção textual e prática de leitura em Língua Portuguesa. Atualmente, é professora (Graduação e Pós-Graduação) da Universidade Estadual de Maringá (PR).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Sousa Machado, T. H., & Capristano, C. C. (2023). RASURAS LIGADAS À SEGMENTAÇÃO DE PALAVRAS NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA. Educação Em Revista, 32(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21243

Edição

Seção

Artigos