RASURAS LIGADAS À SEGMENTAÇÃO DE PALAVRAS NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA

Authors

  • Tatiane Henrique Sousa Machado Mestre pela Universidade Estadual de Maringá e Docente da Universidade Paranaense - UNIPAR
  • Cristiane Carneiro Capristano Doutorado em Linguística Aplicada - Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Professora titular da Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Keywords:

oralidade, letramento, escrita, rasura, segmentação gráfica.

Abstract

Com base no pressuposto de que rasuras ligadas à segmentação de palavras podem constituir indícios importantes de conflitos vivenciados pelas crianças para delimitar a palavra (orto)gráfica, este trabalho teve como objetivo central apresentar e descrever possíveis fatores que concorrem para a emergência dessas rasuras. Foram analisadas 364 rasuras identificadas em corpus constituído por 1699 produções textuais elaboradas por crianças da primeira etapa do Ensino Fundamental I, ao longo de quatro anos. A análise permitiu constatar a influência capital do letramento para a instauração de conflitos sobre como segmentar. Nas rasuras ligadas à segmentação, fica patente que mesmo a circulação das crianças por práticas sociais orais está, desde o princípio, entrelaçada à circulação dessas crianças por práticas letradas. Essas constatações permitem concluir que a escrita infantil não pode ser interpretada como um mero decalque do falado, mas, sobretudo, como fruto do trânsito das crianças por práticas sociais historicamente constituídas.

Author Biographies

  • Tatiane Henrique Sousa Machado, Mestre pela Universidade Estadual de Maringá e Docente da Universidade Paranaense - UNIPAR
    Mestre em Letras pela Universidade Estadual e Maringá. Graduação em Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2006). Atualmente é docente titular assistente da Universidade Paranaense nas disciplinas de Língua Portuguesa e Linguagem Jurídica. 
  • Cristiane Carneiro Capristano, Doutorado em Linguística Aplicada - Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Professora titular da Universidade Estadual de Maringá - UEM.
    Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Ensino, pesquisas e publicações na área de ensino-aprendizagem de língua materna, com ênfase em: leitura, aquisição da escrita e letramento, prática de produção textual e prática de leitura em Língua Portuguesa. Atualmente, é professora (Graduação e Pós-Graduação) da Universidade Estadual de Maringá (PR).

Published

2023-05-30

Issue

Section

Artigos

How to Cite

RASURAS LIGADAS À SEGMENTAÇÃO DE PALAVRAS NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA. (2023). Educação Em Revista , 32(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21243

Similar Articles

1-10 of 51

You may also start an advanced similarity search for this article.