O livro didático de geografia: estudo da linguagem cartográfica sob o foco da formação da consciência espacial cidadã

Autores

  • Clodoaldo José Bueno do Prado SEED-PR
  • Sonia Maria Marchiorato Carneiro Universidade Federal do Paraná.

Palavras-chave:

Educação Geográfica, Consciência Espacial-Cidadã, Livros Didáticos.

Resumo

O artigo objetiva socializar pesquisa sobre o livro didático de Geografia dos anos finais do ensino fundamental (ciclos III e IV) quanto à linguagem cartográfica. O estudo, na modalidade de análise documental, avaliou a relação dos textos discursivos e atividades com os mapas, sob o foco da consciência espacial. O referencial teórico teve como pressupostos: a concepção de uma Educação Geográfica comprometida com a cidadania; e as representações cartográficas nos livros didáticos enquanto instrumentais metodológicos. Os resultados evidenciam que, de maneira geral, a Coleção apresenta os elementos essenciais dos mapas, apesar de ocorrerem ainda incorreções e insuficiências; a articulação de textos e atividades com mapas é deficiente e há incongruências entre a teoria (Guia do Docente) e a prática (livros para os alunos) quanto à concepção de Geografia na Coleção, trazendo no Guia uma visão mais atualizada e voltada à formação da cidadania e, nos livros, uma perspectiva tradicional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Clodoaldo José Bueno do Prado, SEED-PR
    Estudo, em nível de Mestrado, de livros didáticos de Geografia, em conexão com a linguagem cartográfica e Educação Geográfica.
  • Sonia Maria Marchiorato Carneiro, Universidade Federal do Paraná.
    Atua na área da Educação Geográfica; Educação Ambiental – foco na escola e formação de professores.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

30-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
O livro didático de geografia: estudo da linguagem cartográfica sob o foco da formação da consciência espacial cidadã. edur [Internet]. 30º de maio de 2023 [citado 24º de dezembro de 2025];32(4). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21262