LITERACIA(S)/LETRAMENTO(S) E ALFABETIZAÇÃO EM CONTEXTOS MULTILÍNGUES: pesquisas em Angola e Guiné Bissau
Palavras-chave:
Literacia(s)/Letramento(s), Políticas Linguísticas, Língua Oficial, Línguas MaternasResumo
Este texto, sobre relações raciais, diversidade sociocultural e interculturalidade em países de língua portuguesa, apresenta duas investigações de mestrado que focalizam tensões entre língua oficial e língua(s) materna(s), nos processos de Alfabetização e Literacia(s)/Letramento(s), em Angola e Guiné Bissau, desenvolvidas por pesquisadores desses dois países, no Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais – Brasil. Enfatizando diálogos sul/sul (SANTOS; MENEZES, 2010), (MUNANGA; GOMES, 2006) e cooperação horizontal entre países de língua portuguesa e partindo de orientações das Leis brasileiras 10.639/2003 e 11.645/2008, que instituem o estudo da História e Cultura dos africanos e indígenas nas escolas brasileiras, a pesquisa em Rede analisa, pelo viés da Análise Crítica do Discurso (VAN DIJK, 2008), obras literárias (PAULINO; COSSON, 2009), manuais escolares (DIONÍSIO, 2000), (COSTA VAL; MARCUSCHI, 2005) e documentos oficiais, relacionados a políticas linguísticas e culturais (CALVET, 2007).
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.