LITERACIA(S)/LETRAMENTO(S) E ALFABETIZAÇÃO EM CONTEXTOS MULTILÍNGUES: pesquisas em Angola e Guiné Bissau

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Palavras-chave:

Literacia(s)/Letramento(s), Políticas Linguísticas, Língua Oficial, Línguas Maternas

Resumo

Este texto, sobre relações raciais, diversidade sociocultural e interculturalidade em países de língua portuguesa, apresenta duas investigações de mestrado que focalizam tensões entre língua oficial e língua(s) materna(s), nos processos de Alfabetização e Literacia(s)/Letramento(s), em Angola e Guiné Bissau, desenvolvidas por pesquisadores desses dois países, no Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais – Brasil. Enfatizando diálogos sul/sul (SANTOS; MENEZES, 2010), (MUNANGA; GOMES, 2006) e cooperação horizontal entre países de língua portuguesa e partindo de orientações das Leis brasileiras 10.639/2003 e 11.645/2008, que instituem o estudo da História e Cultura dos africanos e indígenas nas escolas brasileiras, a pesquisa em Rede analisa, pelo viés da Análise Crítica do Discurso (VAN DIJK, 2008), obras literárias (PAULINO; COSSON, 2009), manuais escolares (DIONÍSIO, 2000), (COSTA VAL; MARCUSCHI, 2005) e documentos oficiais, relacionados a políticas linguísticas e culturais (CALVET, 2007). 

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Biografia do Autor

Aracy Alves Martins, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação, com Pós-Doutorado pela Universidade do Minho e pela UNICAMP/Universidade de Coimbra. Professora Associada da Faculdade de Educação da UFMG. Pesquisadora do GPELL/CEALE e do NERA/FaE/UFMG.

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Publicado

2023-05-30

Como Citar

Martins, A. A. (2023). LITERACIA(S)/LETRAMENTO(S) E ALFABETIZAÇÃO EM CONTEXTOS MULTILÍNGUES: pesquisas em Angola e Guiné Bissau. Educação Em Revista, 32(4). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21265

Edição

Seção

Artigos