LITERACIA(S)/LETRAMENTO(S) E ALFABETIZAÇÃO EM CONTEXTOS MULTILÍNGUES: pesquisas em Angola e Guiné Bissau
Palabras clave:
Literacia(s)/Letramento(s), Políticas Linguísticas, Língua Oficial, Línguas MaternasResumen
Este texto, sobre relações raciais, diversidade sociocultural e interculturalidade em países de língua portuguesa, apresenta duas investigações de mestrado que focalizam tensões entre língua oficial e língua(s) materna(s), nos processos de Alfabetização e Literacia(s)/Letramento(s), em Angola e Guiné Bissau, desenvolvidas por pesquisadores desses dois países, no Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais – Brasil. Enfatizando diálogos sul/sul (SANTOS; MENEZES, 2010), (MUNANGA; GOMES, 2006) e cooperação horizontal entre países de língua portuguesa e partindo de orientações das Leis brasileiras 10.639/2003 e 11.645/2008, que instituem o estudo da História e Cultura dos africanos e indígenas nas escolas brasileiras, a pesquisa em Rede analisa, pelo viés da Análise Crítica do Discurso (VAN DIJK, 2008), obras literárias (PAULINO; COSSON, 2009), manuais escolares (DIONÍSIO, 2000), (COSTA VAL; MARCUSCHI, 2005) e documentos oficiais, relacionados a políticas linguísticas e culturais (CALVET, 2007).
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