Expansão e acesso em cursos de graduação de alta qualidade no Brasil, após a lei do Sinaes/2004: outros indicadores à educação superior
Palavras-chave:
educação superior, avaliação de qualidade, acesso, expansão, Enade.Resumo
O artigo apresenta os elementos que mais se destacam na concepção de qualidade dos cursos de graduação com conceitos 4 e 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Focalizam-se quatro cursos com maior expansão e com três ciclos avaliativos entre 2004 e 2012. A análise evidencia que da população brasileira, 17,3% residem em lugares com oferta de cursos de alto padrão e catorze Estados com 2,1% a 20% dos habitantes em locais com esta oferta, contudo seis não oferecem nenhum. Em 2012, dos 31.866 cursos, 344 (1,8%) eram de alto nível segundo o Enade, ofertados em 179 (7,6%) das Instituições de Educação Superior (IES). Outros indicadores evidenciam um elevado nível na qualificação e titulação docente e pesquisa consolidada nas respectivas áreas desse nicho de cursos. O Enade consolida-se como métrica eficaz de qualidade, mas requer associação a outros indicadores.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.