Expansão e acesso em cursos de graduação de alta qualidade no Brasil, após a lei do Sinaes/2004: outros indicadores à educação superior

Autores

  • José Vieira de Sousa Universidade de Brasilia - UnB
  • Ivanildo Ramos Fernandes Universidade Candido Mendes
  • Otilia M L Barbosa Seiffert Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Palavras-chave:

educação superior, avaliação de qualidade, acesso, expansão, Enade.

Resumo

O artigo apresenta os elementos que mais se destacam na concepção de qualidade dos cursos de graduação com conceitos 4 e 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Focalizam-se quatro cursos com maior expansão e com três ciclos avaliativos entre 2004 e 2012. A análise evidencia que da população brasileira, 17,3% residem em lugares com oferta de cursos de alto padrão e catorze Estados com 2,1% a 20% dos habitantes em locais com esta oferta, contudo seis não oferecem nenhum. Em 2012, dos 31.866 cursos, 344 (1,8%) eram de alto nível segundo o Enade, ofertados em 179 (7,6%) das Instituições de Educação Superior (IES). Outros indicadores evidenciam um elevado nível na qualificação e titulação docente e pesquisa consolidada nas respectivas áreas desse nicho de cursos. O Enade consolida-se como métrica eficaz de qualidade, mas requer associação a outros indicadores.

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Publicado

2023-05-30

Como Citar

Sousa, J. V. de, Fernandes, I. R., & Seiffert, O. M. L. B. (2023). Expansão e acesso em cursos de graduação de alta qualidade no Brasil, após a lei do Sinaes/2004: outros indicadores à educação superior. Educação Em Revista, 32(4). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21267

Edição

Seção

ESCOLA DE TEMPO E DE FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CAMPO DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS DE DIREITOS