Expansão e acesso em cursos de graduação de alta qualidade no Brasil, após a lei do Sinaes/2004: outros indicadores à educação superior
Palavras-chave:
educação superior, avaliação de qualidade, acesso, expansão, Enade.Resumo
O artigo apresenta os elementos que mais se destacam na concepção de qualidade dos cursos de graduação com conceitos 4 e 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Focalizam-se quatro cursos com maior expansão e com três ciclos avaliativos entre 2004 e 2012. A análise evidencia que da população brasileira, 17,3% residem em lugares com oferta de cursos de alto padrão e catorze Estados com 2,1% a 20% dos habitantes em locais com esta oferta, contudo seis não oferecem nenhum. Em 2012, dos 31.866 cursos, 344 (1,8%) eram de alto nível segundo o Enade, ofertados em 179 (7,6%) das Instituições de Educação Superior (IES). Outros indicadores evidenciam um elevado nível na qualificação e titulação docente e pesquisa consolidada nas respectivas áreas desse nicho de cursos. O Enade consolida-se como métrica eficaz de qualidade, mas requer associação a outros indicadores.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.